Tetramorfo, Os Quatro Seres Viventes do Apocalipse, Os papéis da Divindade na História da Salvação - Alberto Canen

Tetramorfo, Os Quatro Seres Viventes do Apocalipse, Os papéis da Divindade na História da Salvação

Por Alberto Canen

  • Fecha de lanzamiento: 2024-02-24
  • Género: Estudios bíblicos

Descripción

Qual o significado dos quatro seres viventes do Apocalipse?
Quem são os seres viventes?
Os quatro seres viventes do Apocalipse - ou o tetramorfo - são os papéis da Divindade na História da Salvação (munera divinitas in historia salutis). Tanto na profecia de Ezequiel como no livro do Apocalipse segundo João, podemos ver a descrição dessas quatro figuras, que os hagiógrafos - os escritores sagrados - descrevem como seres com rostos de homem, boi, leão e águia. Seres que são apresentados em íntima relação com Deus e que em algum momento geraram certa sensação de mistério e, ao mesmo tempo, talvez das visões mais estranhas e perturbadoras da Bíblia.
Tudo na Bíblia tem seu significado, sua razão de ser, e para explicá-la é necessário analisar a história da Salvação, seu desenvolvimento, e como Deus intervém na história da humanidade em seu desejo de resgatá-la das mãos do inimigo, de Satanás, para levá-la à redenção.
Esses seres viventes são chave, reflexo e metáfora dessa tarefa à qual Deus se dedica, e expressam os mecanismos, e talvez os sistemas utilizados para esse fim ao interagir no desenvolvimento da vida humana desde os seus primórdios até o fim dos tempos. Esses mecanismos, poderíamos dizer, são o que chamamos de papéis da divindade na história da salvação. Papéis, facetas, funções que Deus interpreta e assume através do Verbo para a tarefa transcendental.